Saturday 9 October 2010

Event Report - Euskal 2008

Awesome place to sleep, if you like concrete floor.

Mais um relato da viagem até ao mundo da demonscene estrangeira, desta vez até a cena espanhola a euskal. Essencialmente a Euskal é uma party de gamers e sacanço (mad uplink speed jesus), sendo os demosceners um ínfimo da população, mas com grande qualidade !

A viagem foi feita até Bilbau de carro, no Mitsubishi do Evil, com a participação de : xernobyl, breakneck, coxosclassic, zeroshift(je) e o Evil, com a paragem obrigatória no restaurante português em Chaves, antes de ir para Espanha(comida excelente diga-se de passagem).

 

Partindo as ~13h de Portugal, nas longas horas de carro, nunca ouve tempos mortos, sempre na conversa e a ouvir musica da scene e similares. Só chegamos lá pelas 10~11 (hora espanhola) e o local onde decorre a party é gigante, dava para enfiar a FIL dentro dela, é difícil explicar por palavras mais vale verem as imagens.



(Isto era o lado direito, o esquerdo é igual)

Em termos de condições, é muito melhor que a Breakpoint, existe um pavilhão adicional só para o pessoal dormir, um bar e telepizza para servir o pessoal.

Na scene estrangeira podemos contar com o Navis(ASD), o Iq(RGBA), Ham(Software Failure), Optimus, alguma malta dos XPLSV etc.

O local contava com varias bancas de venda de hardware para pc, por isso podia-se até construir um pc novo e levar para casa, eu comprei um candeiro de leds USB para as minhas noitadas de partycoding, havia tambem uma mostra de consolas old-school, e outras para jogar.

A nivel de compos, eu participei nas de 3d e Demo, o Evil atacou as de Musica e Demos 4k, o coxos atacou a Wild contudo acabou desqualificado devido a musica de uma banda que já nem existe, mas merece o maior premio, porque apesar de o pc dele ter dado o berro e ter se visto grego para o formatar, conseguio no ultimo dia fazer uma animação espectacular no Maya PLE.

Mas o seu esforço não foi em vão e num jogo que participou na secção old-school, acabou por ganhar um joystick de arcada XPTO!



(RULEZ)

A minha compo 3d, não valeu de grande coisa, visto que foi praticamente feita na party e nem usava texturas, mas era HARDCORE(gostava de ter sotaque japona para gritar isto), se bem que fui ultrapassado por umas varandas e umas casas de outros gajos, ainda não me cabe na cabeça o que uma varanda tem espirito de demoscene... se tive-se uns efeitos a LSD em cima ainda se entendia, mas prontos, não é por isso que o gato vai as filhoses.

A criação da demo foi muito estafante, apareceram muitos bugs nos shaders que me tramaram a vida e encravou algumas das minhas ideias, mas no geral tem umas ideias bacanas, uma musica do caraças, só precisa é de ser melhorada, mesmo assim rendeu-nos ~1200€ o que deu para pagar a viagem e voltar a breakpoint para o proximo ano.



Dormir, algo épico na historia da demoscene.

Posso ainda referir que durante as horas de comer era costume encontrar o iq e o navis e meter conversa, ficamos a saber que eles são gajos normais, bacanos, mas fazem as melhores demos do mundo.

A única coisa que tenho a criticar é que os banhos era uma bosta, tinham água por o lado, tudo ensopado, que era tramado mudar de roupa, além da água fria.

A viagem de volta ainda foi melhor que a ida, foi tanta a conversa que nem parecia que tínhamos viajado quase até França e voltado.

Detalhes e pormenores:

O navis trabalha numa empresa de visualização gráfica medica (agora faz sentido de onde veio o modelo do coração da Lifeforce), o Optimus(figura épica da pouet) é um gajo bacano, fomos beber umas cervejas após ver as demos, pena o barulho, não deu para falar como deve ser.

No domínio do sacanço, a internet lá era um estoiro, por isso dava para sacar tudo o que se quizesse, um dos gajos que estava na fila da frente sacou durante 3 dias seguidos ... videos para adultos(dos quais passava o resto do tempo a conferir a qualidade), mas o gajo que estava mesmo a minha frente sacava anime e eu acabei por ir sacar o mesmo anime que ele e rendeu bem, Soul Eater Rulez!

A party também contava com uma grande dose de Otakus e pessoal do cosplay, mas não vi nada porque passei a party inteira a programar :D

E foi isto !

No comments: